Nascido numa família de amantes da música, Manish foi apresentado à música clássica indiana pela sua mãe. Iniciou a sua aprendizagem na guitarra indiana com Shri Vishnu Walivadekar. É um dos discípulos do lendário tocador de cítara Ustad Shahid Parve.
Manish é um dos mais reconhecidos guitarristas de slide guitar indiana do mundo. Apresentou-se em grandes festivais de música na Índia, como o Hridayesh Arts (Bombaim), o Samrat Club (Goa), o Pt. Jitendra Abhisheki Mahotsav (Goa), o Kamani (Deli), o Swarsagar (Pune), e também mostrou o seu talento em vários festivais de música em Espanha, Suécia, França, Alemanha, China, Japão, Singapura, Austrália, Reino Unido, Bélgica e Suíça.
Manish colaborou com mestres internacionais da música, como a lenda do saxofone George Brooks, o cantor e guitarrista de blues Michael Messer e o compositor de música francesa Hector Zazou.
O primeiro álbum de Manish (Call of the Blues), com Michael Messer, chegou a número um na tabela da World Music Network, em abril de 2016.
Manish é também um reconhecido professor de slide guitar indiana, com alunos na Índia, bem como nos Estados Unidos da América, Reino Unido, Médio Oriente e Sudeste Asiático.
Manish Pingle é ainda engenheiro de som, do Instituto de Cinema e Televisão da Índia, tendo participado, enquanto tal, em filmes como “A Vida de Pi” e “Comer, Orar e Amar”, entre outros.