Quarto Andamento – Sonatas e Tocatas

O Sonatas e Tocatas é um projeto artístico que nasce do trabalho conjunto de alguns grupos musicais dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Deste trabalho resultará a apresentação de um conjunto de performances inspiradas nos diferentes lugares onde acontecem, cruzando repertórios e abordando-os de forma arrojada e contemporânea. Este é, ainda, um projeto de construção social e cultural, que procura criar pontes dentro deste território e provocar novas perspetivas acerca do património com que interage. Serão quatro novas criações, concebidas em conjunto, que partem da música e de repertórios locais, mas que convidam o público a um novo olhar e a uma nova audição sobre a sua própria herança cultural.
Andamento Primeiro, Andamento Segundo, Andamento Terceiro e Andamento Quarto. Chama-se andamento ao grau de velocidade do compasso. No italiano, idioma utilizado tradicionalmente na música, andamento traduz-se como tempo. Numa sonata de quatro andamentos, estes estão dispostos, embora podendo sofrer muitas variações, nesta ordem: primeiro andamento – rápido, geralmente definido como Allegro; segundo andamento – lento, geralmente andante, adagio ou largo; terceiro andamento – dançante, geralmente em moderato, allegretto ou allegro; quarto andamento – rápido e decisivo, geralmente allegretto, allegro, presto ou prestissimo, marcado, às vezes, como finale.

Direção artística: Ricardo Baptista e António Serginho
Criação e composição: Pedro (Peixe) Cardoso e Teresa Melo Campos com Atípica Orquestra (Castelo de Paiva) e Big Band Pedaços de Nós (Paços de Ferreira)