Os Vai e Vem são uma banda felgueirense que usa a sua língua materna como pronúncio da alma, por entre metáforas melódicas transformadas pelas mãos de quatro jovens e versáteis músicos: Vítor Lusquiños, Diogo Correia, Vasco Mendes e Zé Miguel.
O projeto Vai e Vem é o fruto da vontade de querer fazer mais. Tudo começou quando Vítor e Diogo decidiram começar um projeto acústico, na tentativa de triunfarem na música, visto que já tinham tocado os dois num outro projeto. Ao construir novas composições, os dois pensaram em alargar os horizontes da banda, convidando, assim, Zé Miguel e, mais tarde, Vasco, para integrarem no projeto. Vítor trata dos vocais e da guitarra, Diogo da bateria, dos vocais e das teclas, Zé Miguel toca guitarra, baixo e percussão e, finalmente, Vasco toca violino, baixo e teclas. Quatro versáteis e jovens músicos empenhados em fazer o seu próprio estilo musical, sempre em português.
Embora seja um projeto recente, os Vai e Vem já alcançaram pequenos, mas importantes marcos, como a aparição em várias rádios, em estações televisivas como a RTP e o Porto Canal, já abriram um concerto de Gabriel o Pensador, na Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e foram selecionados para o festival de novas bandas Ourearte Music Fest, em Ourém.
No dia 25 de junho de 2016 lançaram o seu EP, com um concerto na Casa das Artes de Felgueiras, onde contaram com a casa cheia.