Classificação: em vias de classificação
Época de construção: século XVIII
Utilização inicial: residência nobre
Utilização atual: museu
Propriedade: Câmara Municipal de Paços de Ferreira
Por volta de 1700, Gervásio Ferreira Leão terá ido, ainda novo, com o pai para o Brasil. Aí terá amealhado uma boa fortuna, que aplicou na construção do Solar dos Brandões, conforme a inscrição no parapeito de uma janela voltada para a antiga igreja de Sanfins de Ferreira: “esta obra fez Gervásio ferrª Leão ANNO de 1722”.
Em 1775, a casa é nobilitada com pedra de armas, ostentada pelo portal nobre que fecha o pátio, onde se apresentam os emblemas dos seus velhos senhores: os Brandões Silvas, de Negrelos, e os Ferreiras Leões, de Sanfins. No século XX, os proprietários disponibilizam uma sala para instalação do Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, fundado em 18 de outubro de 1947 e oficialmente inaugurado em 14 de janeiro de 1984, após aquisição do solar pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
Em 1995, o Museu sofre uma reformulação, passando a ocupar o edifício principal do solar. A exposição permanente mostra o espólio das escavações da Citânia de Sanfins e acervo arqueológico recolhidos no concelho de Paços de Ferreira.
Rua da Igreja
4595-380 Sanfins
Coordenadas: 41°19’16.0’’ N | 8°22’13.0’’ O